ORADORES CONVIDADOS
ANA BARBOSA
Docente da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Doutorou-se em Estudos da Criança, na Universidade do Minho. É investigadora do inED e colaboradora no CIEC-UM. Tem integrado equipas de investigação de projetos financiados, nacionais e internacionais. É autora e coautora de artigos e livros sobre várias temáticas entre as quais se destacam a formação de professores, o pensamento algébrico, a visualização e a resolução de problemas.
ANA VALENTE RODRIGUES
Professora Auxiliar e Vice-Diretora do Departamento de Educação e Psicologia (DEP) da Universidade de Aveiro (UA), e leciona no domínio da Didática das Ciências Naturais. É Doutorada em Didática e Formação, e membro integrado do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF). É membro da Equipa para a Inovação Curricular e Pedagógica, da Reitoria da UA.
CRISTINA MARTINS
Professora coordenadora do Departamento de Matemática da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança com experiência na formação inicial e continua de professores. É doutorada em Educação, especialidade Didática da Matemática e membro integrado do Centro de Investigação do Ensino Básico (CIEB). Tem participado em vários projetos de intervenção e investigação na área da educação e da didática da Matemática.
ISABEL VALE
Doutorada em Didática da Matemática e docente na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. É investigadora no CIEC-UM. Tem lecionado em cursos de pós-graduação, formação inicial e contínua. Participado em projetos de investigação e de intervenção na área da educação matemática. É autora e coautora de relatórios, artigos e livros. A área de investigação está centrada na didática da matemática e na formação de professores, com enfoque na resolução de problemas numa perspetiva alargada.
JESÚS GÓMEZ OCHOA DE ALDA
Professor Catedrático na Universidade da Extremadura em Cáceres, Espanha. As suas atividades académicas abrangem um espetro diversificado no domínio científico, desde a biologia molecular à educação em ciências, com um foco especializado em abordagens interdisciplinares em educação STEM. A sua investigação centra-se na interação da dinâmica emocional e dos processos cognitivos no âmbito de diversas disciplinas, abrangendo a língua, o inglês, a matemática, a química e a biologia. Este trabalho é fundamental para melhorar a compreensão do modo como as emoções podem influenciar significativamente os resultados da aprendizagem em várias disciplinas de diferentes níveis de ensino.
JOAQUIM TROVÃO
Professor licenciado em Ensino de Física e Química pela Universidade de Évora. Possui uma pós-graduação em “Administração e Gestão Escolar”, pela Escola Superior João de Deus, um mestrado em “Recursos Digitais em Educação” e uma pós-graduação em “Educação STEAM”, pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. Professor do quadro do Agrupamento de Escolas Professor Agostinho da Silva, em mobilidade na Direção-Geral de Educação onde integra a Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE). É também Edu Coordinator do Programa EU Code Week da European Schoolnet.
MARGARIDA RODRIGUES
Doutora em Educação, na especialidade de Didática da Matemática, pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (2009). Professora Coordenadora da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa, desde 2016. Atualmente é Presidente do Conselho Técnico-Científico e membro da Coordenação do curso de Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico.
Participou em diversos projetos de investigação financiados, nomeadamente Aprendizagem Enriquecida com Tecnologia e o Futuro da Formação de Professores, Eco-Sensors4Health, Raciocínio Matemático e Formação de Professores.
MARIA JOÃO SILVA
Professora Coordenadora na Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa, desde 2015. Foi, durante 28 anos, docente na Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto.
É licenciada e doutorada em Engenharia do Ambiente e Mestre em Sistemas e Tecnologias da Informação. Tem o título de Agregada em Ciências da Educação. Coordena o Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa, desde maio de 2021.
Tem exercido a sua atividade docente na Formação de Professores/as, com uma abordagem interdisciplinar que convoca a educação ambiental, as tecnologias digitais, a educação sexual e as questões de género, desenvolvendo investigação nas mesmas áreas.
Tem dedicado as duas últimas décadas à investigação sobre a utilização conjunta, pelas crianças, da multissensorialidade e dos sensores eletrónicos, na educação ambiental e na educação em ciências, tendo promovido e implementado este uso na Formação para a Docência e em múltiplas escolas do ensino básico.
MILAGROS MATEOS NÚÑEZ
Professora na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade da Extremadura, ligada ao Departamento de Didática das Ciências Experimentais e da Matemática. É licenciada em Educação Primária e tem dois mestrados no domínio da investigação. Defendeu a sua tese de doutoramento sobre metodologias de ensino baseadas na integração STEM em 2021. Durante este período fez parte do grupo de investigação Desenvolvimento Profissional de Professores de Ciências e Matemática, reconhecido no Catálogo de Grupos de Investigação da Junta de Extremadura, e publicou vários artigos e capítulos sobre a área em revistas e livros de impacto. Participou também em numerosas conferências nacionais e internacionais estreitamente relacionadas com o domínio da educação. Trabalhou também como professora do ensino básico e efectuou dois estágios de investigação (Universidade de Valladolid e Escola Superior de Educação de Santarém) que enriqueceram a sua formação docente e de investigação. Os seus interesses de investigação incluem o ensino e a aprendizagem das áreas STEM e o desenvolvimento de materiais didácticos, abordando o domínio afetivo e cognitivo dos alunos.
PATRÍCIA PESSOA
Professora do Ensino Básico e doutoranda em Didática de Ciências e Tecnologias na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, tendo como instituição de acolhimento o Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores da Universidade de Aveiro. É bolseira de doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia desde 2020 e investiga de que forma a abordagem de questões sociocientíficas informadas pela evolução biológica contribui para a literacia dos alunos do ensino básico sobre sustentabilidade.
PAULO TORCATO
Licenciado em Matemática Aplicada, Ramo Informática, na Universidade Autónoma de Lisboa. Professor, do grupo de Informática, do Quadro do Agrupamento de Escolas de Portela e Moscavide. Possui uma Pós-Graduação em Educação STEAM. Formador acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, nas áreas de Didática de Informática e Tecnologias Educativas. Membro do International Institute of Organized Research (I2OR – Índia), da Global Trainer Academy e da Sociedade Portuguesa de Matemática. Sócio fundador da Associação Nacional de Professores de Informática. Professor cooperante no Mestrado em Ensino- Informática do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Microsoft Innovative Educator Expert desde 2016 e fundador e coordenador dos projetos “O Robot Ajuda!”(projeto premiado como “Champion”, nos World Summit on the Information Society Prizes 2018- categoria “E-Science”) e aTTitude3D (Educar, Ensinar, Educar).
RUI MARQUES VIEIRA
Professor associado com agregação da Universidade de Aveiro, e membro do CIDTFF – Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores. Tem estado envolvido em projetos de investigação nacionais e internacionais ligados às suas áreas de especialização como a didática das ciências, o pensamento crítico e criativo e Comunidades de Aprendizagem e de Prática (CAP) online. Autor de mais de 50 artigos com revisão científica, 25 livros e 50 capítulos de livros, orientou mais de 20 teses de doutoramento e mais de 50 dissertações / relatórios de mestrado.
SUSANA REIS
Doutorada em Didática e Formação – Especialização em Didática e Desenvolvimento Curricular, pela Universidade de Aveiro, mestre em Supervisão Pedagógica pela mesma Universidade, e licenciada em Professores do Ensino Básico variante Matemática e Ciências da Natureza, pelo Politécnico de Leiria. É docente da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, do Politécnico de Leiria, desde 2008, em cursos de formação inicial e contínua de educadores e professores. Exerceu ainda funções no âmbito do Projeto CBTIC@EB e do Programa de Formação Contínua em Ensino Experimental das Ciências, do Ministério da Educação. É perita externa da Inspeção Geral da Educação. Foi autora do estudo “Caraterização e Diagnóstico Escolar da Região de Leiria” e do “Plano Integrado e Inovador do Combate ao Insucesso Escolar da CIMRL”. É membro integrado do CI&DEI desenvolvendo a sua investigação nas áreas de Educação em Ciências, Inovação Pedagógica, Utilização Pedagógica das TIC e Supervisão e Formação de Professores.
VÂNIA CARLOS
Professora Auxiliar e membro da Comissão Executiva do Departamento de Educação e Psicologia (DEP) da Universidade de Aveiro (UA) e leciona no domínio da Didática das Ciências Sociais. É Doutorada em Multimédia em Educação e membro integrado do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF). É membro da Equipa para a Inovação Curricular e Pedagógica e colabora com o Núcleo de Ensino e Aprendizagem, da Reitoria da UA.
XANA SÁ PINTO
Bióloga, apaixonada pela evolução e biodiversidade, e empenhada na promoção da sustentabilidade. É investigadora auxiliar no Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro. A sua investigação foca-se atualmente no desenvolvimento e avaliação de estratégias de educação para a sustentabilidade no âmbito de redes de investigação transdisciplinares. Mãe de duas jovens maravilhosas que tornam azuis os dias mais cinzentos.